Pular para o conteúdo principal

UMA (NÃO TÃO) BREVE ANÁLISE COMPARATIVA


por quê que todo show de standup comedy não é assim? Eu me sentiria tão mais à vontade... sniff...

Meus grandes amigos Oscar Filho e Danilo Gentili, os quais, devo dizer, não tive o prazer de conhecer pessoalmente, estão realizando um trabalho extraordinário, maravilhoso e inspirador no que diz respeito à divulgação da arte de fazer stand-up comedy em terras tupiniquins, juntamente com o resto do Clube da Comédia - Marcela Leal e Rafinha Bastos, que já entraram em cartaz até com show-solo! Chique demais!

Infelizmente, eu não pensava assim antes. Pelo fato de morar em uma capital infinitamente menor - no quesito "número de pessoas interessadas em assistir um show de comédia stand up" e, bem, no quesito "número de pessoas", em geral - eu tive a felicidade de poder me apresentar UMA VEZ POR MÊS no Teatro Vânia Campos, em Itaúna, com direito até à cortininha vermelha de fundo, à lá Seinfeld e tudo o mais (menos, Ranieri, menos). Até aí, tudo bem. O problema é que eu acompanhei a EVOLUÇÃO das apresentações dos meus colegas paulistas - e cariocas também - e fiquei me mordendo de INVEJA durante um bom tempo. (Tenho alguns hematomas para comprovar, é só fazer o exame de corpo delito)

O que mudou desde que entrei em cartaz no Vânia Campos, em Julho de 2007, foi o seguinte: nada. Ainda faço uma apresentação mensal, sempre com entrada franca - está na hora de "rever este conceito", hein Dalton! - o que não garante exatamente aquela "dose de gargalhada" necessária para a sobrevivência do indivíduo; especialmente quando este indivíduo se apresenta em plena quinta-feira, véspera de feriado, para uma "platéia" de 3 pessoas. (sendo que duas delas resolveram que tinham coisa melhor para fazer e simplesmente saíram no meio do show)

Todo mundo que já fez uma porrada de apresentações para "meia dúzia" de "gatos pingados" e não obteve sequer aquela risadinha de piedade - a que diz claramente "estou rindo só para não te deixar sem graça" - sabe muito bem que a sensação pós-show não é lá das melhores. Chega a ser até um convite interessante ao chamado "suicídio por justa causa". Ainda bem que a HISTÓRIA de muitos humoristas e comediantes têm isso em comum: doses cavalares, desumanas e nada homeopáticas de FRACASSO absoluto, antes do sucesso. Ah, e o conceito de "sucesso" para nós é um "pouquinho-totalmente" diferente do que para o resto das pessoas, mas isto não vem ao caso agora, quem sabe no próximo post...

Portanto, não é por um acesso esculhambatório de OTIMISMO que hoje em dia prefiro encarar esta "Quimera" com mais leveza - mesmo tendo o espaço alienante de 29 dias entre uma apresentação e outra, e a obrigação de fazer cada show ser muito, mas muito melhor do que o anterior. Não me entendam mal, não chega a ser um "conformismo". Talvez a maturidade tenha vindo em boa hora, para que eu deixasse o orgulho de lado e admitisse que a situação é difícil.

Afinal de contas (e bota "conta" nisso), como é que alguém que possui uma renda mensal de
R$ 400,00, a serem gastos com alimentação, transporte, remédios, etc. (passagens de ida e volta para Itaúna, é bom lembrar!) vai gastar mais de R$ 200,00 APENAS COM UMA PASSAGEM DE ÔNIBUS, para São Paulo, ida e volta, para conhecer os tão queridos e infelizmente ainda tão "virtuais" colegas de trabalho? E, quem sabe, realizar aquele "sonho" do tipo "2 Filhos de Francisco", de fazer sucesso na "cidade grande"? (lembrando novamente que o 'sucesso' aqui tem uma conotação muito diferente)

A esperança, obviamente, é que esta renda ridícula sofra alguma alteração (para mais, de preferência) assim que eu conseguir alguma colocação no mercado fazendo aquilo que mais gosto: falando besteira em público, só que de forma mais educativa, ministrando minhas aulinhas (de teatro, inglês, redação, português, oratória, etc.). A graça reside justamente em perceber a "precariedade" desta situação: um sujeito que não tem grana, lutando para consolidar seu espaço no mercado de trabalho na condição de... professor! (há!)

E tudo isso, claro, dá um bom stand-up.

* Acessem o site do Clube da Comédia:
http://www.clubedacomedia.com.br/portal

* O blog do Danilo:
http://danilogentili.zip.net/

*... e da moçada do Comédia em Pé!
http://www.comediaempe.com.br/principal.php

* Não "perdam" o Show da Marcela Leal, no Teatrix, em São Paulo!
(todas as sextas, às 21:30hs - informações no site do Clube da Comédia)

Comentários

Postar um comentário

Seja bem vindo(a), fique à vontade e volte sempre!

Postagens mais visitadas deste blog

NOVA FASE

É isso. Stand Up Sport Club em nova fase: Luciano Martins, Léo Castro, Ranieri Lima, Glauber Cunha e Luiz Guilherme. Contato: standupsportclub@gmail.com