Pular para o conteúdo principal

O "efeito-plágio"


Essa semana - sim, agora quero tentar atualizar essa bagaça semanalmente - fiquei pensando um pouco sobre a questão do "roubo". Não o de verbas públicas, o qual todos já estão acostumados, e sim o de material de stand-up. "O grande ícone" (como diria o Danilo) do stand-up norte-americano, David Brenner (na fotênha aí do lado), já se acostumou com esse "efeito-plágio", ou seja, sua respeitável carreira já lhe ofereceu oportunidades de sobra para assistir e ouvir em primeira mão alguns trechos dos stand-ups dele na boca de outros comediantes... em uma entrevista dele que pode ser conferida no you tube (não achei o link, foda-se), é interessante observar a serenidade do cara ao falar sobre o assunto:

"- Não, não me importo mais com isso. Antigamente eu ficava revoltado, era só assistir trechos de stand-ups para ver a cada 5 minutos uma frase minha, eu ficava pensando 'porra, esse material é meu!'. Com o tempo eu descobri que a comédia standup é um mercado 'assaltável'..."


Em seguida ele justificou sua despreocupação com uma frase genial: "- Aprendi a criar novos textos mais rápido do que eles me roubavam os antigos". Pronto. Problema resolvido. David ainda faz outro comentário interessante sobre a sua carreira.

"No início eu não queria muito participar do The Tonight Show, mesmo sendo o degrau mais alto que um comediante poderia alcançar. Um dia um amigo meu foi assistir uma apresentação minha e ele era amigo de um dos produtores do The Tonight Show, justamente do cara que agendava o próximo comediante stand-up da semana. Meu amigo gostou demais da apresentação e convidou este produtor amigo dele.
O indivíduo ODIOU tudo. Me detestou do início ao fim. Não apenas não riu de porcaria nenhuma, como ainda falou: 'esse seu amigo aí, além de nunca aparecer no Tonight Show não vai nem poder entrar no prédio da emissora, isso eu te garanto'. Aquilo me deixou muito motivado a aparecer no Tonight Show. Depois de alguns testes com outros comediantes, um tempo depois, consegui gravar um trecho do material que eu tinha e fui convidado. Foi uma ligação surreal: "David, aqui é do Tonight Show, queremos que você apareça amanhã ao vivo, está pronto?". Eu era novo, ingênuo e, portanto, babaca e arrogante. Dei minha resposta 'padrão John Wayne': 'Eu já nasci pronto'. E foi assim. Até hoje, felizmente, sou o artista que mais se apresentou no Tonight Show, somando 178 vezes. Tive a oportunidade de aparecer no último dia do (apresentador do programa) Eddie Sullivan e curiosamente fui o primeiro convidado de stand-up comedy a se apresentar quando o programa já estava nas mãos do meu amigo David Letterman, que me ligou fazendo o convite. Isso não é legal?"

Sim, Brenner, é legal pra caramba. Só que aqui no Brasil, infelizmente, tenho notado uma certa "overdose" de "imitações" nos vídeos do You Tube... é gente pegando piada pronta do Bruno Motta, do Rafinha, do Danilo... tudo bem se fossem comediantes ruins, mas os caras que copiam os ditos cujos SÃO BONS!!! Têm um timing próprio, um estilo definido e personalidade mais do que suficiente para evitar este tipo de recurso. Minha sugestão é: dê a cara 'a tapa'. Crie um texto próprio e, mesmo se estiver desprovido de auto-estima, faça-o na frente de uma platéia "de verdade". Se ninguém rir, ótimo, você testa mais umas duas, três vezes, e continua criando OUTRAS COISAS. Nada garante, infelizmente, que um texto genial vá restituir o seu amor-próprio ou sua auto-estima. Experiência própria... mas a gente vai levando!

Só pra concluir! David termina a entrevista com uma piadinha, é claro! "Quando fui comemorar as 178 aparições no Tonight Show com meus amigos, há alguns anos atrás, num restaurante em Beverly Hills, na hora de pagar a conta eu falei com a menina do caixa: 'Sabia que eu sou o artista que mais apareceu na história do The Tonight Show?'. 'Senhor, são 45 dólares e vinte e oito centavos, por favor'. Este é o tipo da coisa que deixa a gente com os pés no chão, sabe? Ainda bem! (risos)".

Comentários

  1. também acho um absurdo algumas cópias descaradas que vemos por aí...


    por falar nisso, criei esta noite um stand-up novo que acho que vai ficar excelente!!! depois vou mostrar para vocês...é sobre o flamingo rosa...rosa não...é sobre o flamingo magenta!

    abraço!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Seja bem vindo(a), fique à vontade e volte sempre!

Postagens mais visitadas deste blog

NOVA FASE

É isso. Stand Up Sport Club em nova fase: Luciano Martins, Léo Castro, Ranieri Lima, Glauber Cunha e Luiz Guilherme. Contato: standupsportclub@gmail.com