Pular para o conteúdo principal

Balanço geral 2008

Bom, considerando todos os percalços, síndromes de pânico, fobias, estresses, vacilos, manotas e idas ao banheiro antes das apresentações... o ano de 2008 foi sem dúvida uma "belezura" em termos de quantidade e qualidade de textos cômicos mostrados ao público.

Aprendi, com o meu amigo Bruno Berg, a atuar como atacante em jogo de decisão, ou seja, chamar para mim a responsabilidade de fazer uma boa apresentação, INDEPENDENTEMENTE da reação da "massa". Aprendi trocentas milhares de coisas com a Paloma sobre o universo feminino, das quais eu nem fazia idéia antes. E isso foi ótimo porque pude ver que não somos duas "espécies" tão incompatíveis assim - homens e mulheres - e até nos parecemos em muitos aspectos. Com o Arthur, foram várias lições de humildade e generosidade. Só de vê-lo no palco pude encarar a comédia stand-up de um jeito muito mais light, sem stress. Quer dizer, pelo menos estou tentando, né?
O Gabriel continua me surpreendendo a cada apresentação, pois assisti-lo no palco é uma verdadeira tese de pós-doutorado sobre "como ficar à vontade fazendo o que se gosta". Duas coisas que nunca fui bom em fazer - ficar à vontade e fazer o que eu gosto... E, last but not least, nosso orgulho, nosso "minino", o garoto-prodígio Edgar: ainda quero ter o grau de maturidade desse garoto quando eu crescer... e a presença de palco também! O cara vai longe, mas tem os pés no chão e a cabeça no lugar. É, sem dúvida, um privilégio acompanhar de camarote a carreira do rapaz.

Finalmente, a "crítica construtiva" mais pertinente, assertiva e valiosa que recebi durante todo o ano de 2008 veio somente agora, no finalzinho do mês, de um amigo escritor que não se encontra mais entre nós: ele mora em Portugal. (hahaha... acharam que eu estava recebendo críticas 'do além', via 'sessão espírita', né?). Conheci-o na época em que trabalhava como repórter na Assessoria de Imprensa da faculdade, quando tive a felicidade de entrevistá-lo. De lá pra cá já se vão 10 anos de uma boa, apesar de distante, amizade. Enumero a seguir os principais pontos dos comentários feitos por ele, que irei colocar em prática a partir da minha primeira apresentação em 2009.


1. "Me pareceu que tu gesticulas um pouco demais. E que, em dados momentos, não deixas o gesto e a voz um pouco mais em suspenso, tirando efeito não só das palavras mas de todo o conjunto. Dá a idéia que estás ali esperando que o público goste, ao invés de estares ali porque ali é o teu lugar, percebes?";

2. "Um artista só tem (ou deve ter) condicionamentos referentes à sua arte. Nunca te esqueças disto, porra!";

3. "Depois de São Paulo ou Rio te baterem palmas, serás um gênio quando voltares a Belo Horizonte. Aconteceu o mesmo com o Grupo Corpo, hehe";


4. "Cada um é que sabe a carreira que quer fazer. Há compradores dos discos do Teixeirinha e dos discos do Tom Jobim. Só que há uma diferença fundamental: o Tom é gênio no mundo inteiro, o Teixeirinha é 'churrasquinho de mãe' só no Brasil";

(Cunha de Leiradella, de Portugal, por e-mail)

Obrigado, mestre!

Comentários

  1. Discordo de seu amigo que esta em Portugal: Se Teixeirinha não fosse gênio ele não seria plagiado em PORTUGAL!!!! Procure no You Tube: "Leandro: Meu Coração Esta de Luto!"
    Tom Jobim Não e o gênio que dizem... Nunca Ouvi Tom Jobim Sendo cantado no ritmo de Kuduro! Ou a Orquestra Filarmônica de Berlim fazendo uma antologia a bossa nova! A propósito: voce já ouviu Michael Jakson cantando Tom Jobim e fazendo o moonwalker? :-D

    Alem que, proporcionalmente, Teixeirinha vendeu 4 vezes mais discos que Tom Jobim! E que a Familia de Herivelto Martins (este sim , junto com Noel Rosa, um gênio completo) recebe O DOBRO de royalites do que a familia do Tom Jobim no exterior!

    Outra : Rio, São Paulo, Porto Alegre, Campinas, Niteroi, Petrópolis, Buzios, OPorto, Dubin e Galway ja te batem Palmas! Pelo menos UM espectador! EU MESMO!

    Pra Finalizar: Voce só Aprendeu com a Paloma sobre o universo Feminino ??? Eu aprendi com ela de fazer Lenços Humidecidos e ate a Limpar carburador de Masseratti! (E que a SAVASSI não e um lugar seguro pra se andar a meia noite!)

    Abração!! :-D

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Seja bem vindo(a), fique à vontade e volte sempre!

Postagens mais visitadas deste blog

NOVA FASE

É isso. Stand Up Sport Club em nova fase: Luciano Martins, Léo Castro, Ranieri Lima, Glauber Cunha e Luiz Guilherme. Contato: standupsportclub@gmail.com