Pular para o conteúdo principal

OFICINA DE STAND-UP COMEDY: PARA QUÊ?

   Muita gente tem me questionado a respeito do conteúdo da oficina de stand-up comedy. Alguns acreditam que ela exista apenas para "dar algumas dicas" aos iniciantes. Outros afirmam que é uma aula para aprender a improvisar. E sempre existem aqueles que acham que ela é inútil...

   Na verdade, nenhum deles está totalmente certo... nem 100% errado! (rs). Desde a primeira edição da oficina, em Julho de 2004, o principal fator que me motivou a elaborar o conteúdo da mesma foi a crença inabalável de que Belo Horizonte tem talentos geniais na comédia, que ainda não foram revelados ou não tiveram a chance de mostrar todo o seu potencial. Esta premissa ainda é verdadeira. Além disso, existe a necessidade (minha, pelo menos) de divulgar o estilo "comédia stand-up" para o maior número de pessoas possível. Isso porque, se tem uma coisa que o público nos mostrou, este ano, sem deixar sombra de dúvida, foi que beagá tem FOME de humor inteligente. E os mineiros são exigentes! E desconfiados! E eu posso falar porque também sou... nascido e criado numa cidadezinha do interior, ainda por cima!

   Mas voltando à oficina. Em relação à qualidade dela, meus ex-alunos teriam muito mais propriedade para falar sobre isso, e caso algum deles queira se manifestar deixando um comentário aqui, seria maravilhoso. Já em relação ao conteúdo, o que posso dizer é que ele foi elaborado depois de muito trabalho, leitura, pesquisa, experiências de palco e que, além disso, existe uma atualização constante em sua "grade curricular", uma vez que a natureza da atividade exige isso. Sim, existem aulas dedicadas exclusivamente aos "mistérios" da improvisação, outras sobre técnicas vocais e uso do microfone, outras sobre os diferentes estilos de humor e sua adequação diante de diferentes tipos de público, muito conteúdo voltado à manutenção do equilíbrio emocional no palco, a relação artista-público e outras tantas coisas que eu raramente me lembro de colocar em prática quando estou me apresentando... Felizmente o convívio com meus colegas de palco tem contribuído bastante para que eu me lembre das coisas que eu mesmo os ensinei a fazer! Pois todos sabem que a teoria, na prática, é outra.

   Para finalizar, é bom lembrar que ninguém ensina ninguém a "fazer comédia". Claro que existe um dom natural, uma predisposição de acordo com o tipo de personalidade, temperamento de cada um, etc. (Isso também faz parte do conteúdo da oficina, diga-se de passagem). No entanto, uma vez que o indivíduo se predispõe a subir no palco para fazer as pessoas rirem, várias "ferramentas" se tornam disponíveis para cumprir esta missão. Minha responsabilidade, portanto, é somente apresentar algumas destas "ferramentas". Cada um irá utilizá-las da forma como achar melhor. Ou não.

3ª Oficina de Stand-up Comedy de Belo Horizonte

* Atualização: esta oficina também gerou um ótimo grupo, com excelentes humoristas que continuam fazendo um bom trabalho. (2012)

Comentários

  1. Eu adoraria fazer mas moro o ES , vem um dia dar essa oficina aqui! De uma passadinha lá no meu blog, pessoas inteligentes como vc são sempre bem vindas, não esqueça de comentar, (por favor), os textos são legais, se gostar ... Me linka! Bjos Giovana Capixaba.

    ResponderExcluir
  2. Vou ver o que posso fazer, pois o humor tipo stand up comedy não é muito divulgado no meu Estado não há muitas casas com esse tipo de apresentação, na verdade só conheço uma, logo é um prato cheio! Já q não tem como ir ai fazer o curso e por enquanto está dificil vc se deslocar até aqui, dá uma olhadinha nos meus textos e ve se eu estou no caminho certo! Essa é minha maior dúvida. Será que eu tenho talento, será que vale investir? Help!!!!! Me ajude (juro que não vai doer rsrsrsr)
    Se vc me puder indicar alguém legal, para que eu possa enviar meus txt, tb agradeço!
    Bjos de uma apaixonada por Stand up comedy Giovana Capixaba. VALEU A MORAL!

    ResponderExcluir
  3. É só procurar no orkut por Giovana Manzoli, o grupo capixaba de stand up que eu conheço é o Mente Insana (Que se apresenta no Mister Picui, do Tonho dos Couros, não sou muito fã do tipo de humor q o Tonho dos Couros faz, mas tenho que da moral pelo espaço que ele tem dado no bar dele para os caras do satand up), mas não os conheço pessoalmente! Quando seu amigo vier ao ES me avise pois com certeza vou assistir! Bjos Giovana Capixaba
    Hotmail : giomanzoli@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. Eu sou uma iniciante no Stand-Up Comedy. Não sei muita coisa... Afinal de contas sou iniciante. Mas já faço o pessoal rir. Eu adoraria fazer este curso para iniciantes.. Mas no ecxistem possibilidades. Mas.. dá pra vc me dar umas diquinhas aii? Quando eu fizer sucesso, com certeza vou lembrar de vc. E ai? Me da umas dicas??

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Seja bem vindo(a), fique à vontade e volte sempre!

Postagens mais visitadas deste blog

NOVA FASE

É isso. Stand Up Sport Club em nova fase: Luciano Martins, Léo Castro, Ranieri Lima, Glauber Cunha e Luiz Guilherme. Contato: standupsportclub@gmail.com