Pular para o conteúdo principal

Sobre Festivais e You Tube

Bom... acabo de assistir os vídeos da "Cobertura Jacaré Banguela - Risorama 2009". E não pude deixar de notar uma coisa: Foi bem legal. Mas não foi isso que eu notei. O que me chamou a atenção foi o fato de ter muita coisa que não era stand-up.

Podem me chamar de idiota (acredite, você não seria o primeiro!) mas... eu não entendo! Não acho que tem NADA A VER (pelo amor de Deus, internautas, párem de escrever "nada haver", que tá errado, ok?) repetindo... não tem nada a ver misturar coisas tão distintas como esquetes, humor de personagens, contação de piada... e stand-up. Porque se você for parar para pensar - coisa que ninguém que organiza festival faz, pelo visto - a comédia stand-up, mesmo, de verdade, depende de uma capacidade mínima de abstração e de inteligência. Só que quando alguém faz "piada pronta" ou "visual", tudo que seu cérebro faz é avisar: "olha, vou dar um tempo ali atrás, puxar um ronco, dar aquele cochilo básico... se precisar de alguma coisa, NÃO me chame".

Fazer a pessoa ficar "indo e voltando" com seu intelecto, de acordo com a natureza de cada apresentação é uma puta sacanagem. Por que diabos ninguém faz um festival só de stand-up, cacete?!? (ah... o desabafo seguido de uma expressão vulgar... nem lexotan traz tanto alívio). Ou pelo menos um Festival de Humor, SEM stand-up? Faz muito mais sentido e respeita muito mais o público! Misturar as duas coisas é burrice. Dá certo, sim, nos primeiros 20 minutos talvez... depois fica cansativo. Para quem está lá no palco e para quem ainda precisa preservar energia para rir dos que vierem depois... por mais "Adnets" ou "Bastos" que eles sejam!

Agora o You Tube: tem gente que fala "não compensa colocar vídeo lá, mata as piadas". É, pode até ser. Mas o alcance que você tem é infinitamente maior, mesmo sem o feedback imediato da platéia rindo na sua frente. E outra: o David Brenner já falou e eu concordo... a questão não é alguém conhecer sua piada e sim a sua capacidade de CRIAR piadas novas, sempre, tão boas ou melhores do que as que o público já viu na internet. Compartilho dessa opinião e admito que é um desafio muito motivador! Criar piadas novas o tempo todo? Ok. Que sejam boas? Putz... aí é igual mulher... tem umas que você só sabe se é "boa", provando... nem que seja colocando a camisa do seu time na cara dela e fazendo o que tem que ser feito... por amor ao clube. (piada velha, mas muito boa).

Comentários

  1. Ranieri, Humor pra quem não conhece é tudo igual; e é igual a carro: Serve pra ir de um lado pro Outro. Com o Humor e igual! Pra que uma Maserati se um KA te leva pro mesmo lugar, mas a forma que te leva e as sensações que você sente são bem diferentes! O Ato de "Stand UP" e mais um exercício para o Ator (Sim, humorista é ator, mas a recíproca nunca e verdadeira). Usar só a voz para contar uma historia e uma arte, e como você compor uma sinfonia apenas com um oboé. Por isso que o Stand-UP é MAL e também MAU colocado nos espetáculos! Ninguém sabe o que fazer com ele... Quanto ao Youtube este medo e por um único motivo: O PIADISTA (que NÃO é um Humorista) Só tem uma ÚNICA e SOLITÁRIA piada se ele colocar no YouTube ele nunca mais fará shows. Se alguem tiver medo do YouTube diga: NÃO apareça no Horário Nobre da TV... Pode acabar com sua "carreira"! E tenho dito!

    ResponderExcluir
  2. Ranieri, tb faço stand up, sou ator há vinte anos, escrevo, produzo... tenho acompanhado o stand up no Brasil e o que vejo, muito, sao pessoas misturando piadas personagens ao gênero. Já vi praticamente todos os shows dos comediantes famosos, e em todos eles tinha pelo menos uma piada, mas como não há feedback e a maioria das pessoas desconhece piadas, fica por isto mesmo, acho que vou fazer uma lista dos comediantes e as piadas que usam. O q vc acha?
    Caso queira ver meu trabalho, basta digitar " marcio americo" no youtube.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Seja bem vindo(a), fique à vontade e volte sempre!

Postagens mais visitadas deste blog

NOVA FASE

É isso. Stand Up Sport Club em nova fase: Luciano Martins, Léo Castro, Ranieri Lima, Glauber Cunha e Luiz Guilherme. Contato: standupsportclub@gmail.com