Pular para o conteúdo principal

Um pouco de história

Desde o surgimento da oficina de comédia stand-up, em 2004, muita coisa mudou - e para melhor. Apesar do foco no início não ter sido exatamente a formação de um grupo, sinto falta dos meus ex-alunos e amigos Guilherme Nascimento, Anselmo, Rafael, Rosana, Diogo, entre tantas outras pessoas inteligentes e interessantes que conheci graças a este trabalho, totalmente pioneiro (alguns diriam "corajoso") na capital.

Em Abril de 2008 teve início uma nova turma da oficina, composta por alunos muito apaixonados pela comédia stand-up. E durante o curso foi muito bom ver esta paixão se consolidando, amadurecendo e transparecendo na qualidade dos textos de cada um. Este grupo é hoje o "Queijo, Comédia e Cachaça", que começou a se apresentar em Julho daquele mesmo ano e que hoje é referência para comediantes do Brasil inteiro, que visitam Belo Horizonte e acabam fazendo uma participação especial com os caras. O sucesso do grupo se deve não só ao talento pessoal de cada integrante, ao compromisso em criar textos sempre originais mas também à dedicação da produtora Paloma Santos, incansável em sua jornada para promover com dignidade a nossa arte.

No início do ano de 2009, ministrando aulas para mais uma turma, no curso de stand-up, tive o prazer de conhecer mais pessoas talentosas, que deram origem ao grupo "Liga da Comédia", atualmente em cartaz todas as terças-feiras no Butiquim Santo Antônio. (O "Queijo, Comédia e Cachaça", continua no Canapé, na R. Major Lopes, 470, bairro São Pedro).

Porém nem nas minhas previsões mais otimistas eu poderia sonhar em conhecer um grupo como o que veio em seguida, fruto da turma mais recente formada pela oficina de stand-up comedy, exatamente 1 ano depois do surgimento do "Queijo, Comédia e Cachaça". Trata-se do Stand Up Sport Club, grupo novo que ainda está lutando para conquistar seu merecido espaço no mercado.

Um "mercado" que também está em fase de consolidação aqui em Belo Horizonte, mas que felizmente vem ganhando mais espaço na mídia e no coração dos fãs do gênero "stand-up". Vencer o preconceito, a resistência de algumas pessoas que ainda acham que fazemos "estandarte" (rs) e que simplesmente encaram o gênero como uma "arte menor", que acham que a comédia não tem valor, etc, são apenas alguns dos desafios que somos obrigados a enfrentar todos os dias, mesmo durante as apresentações.

Para quem se dispôs a viver disso, ainda existem outras barreiras como a desvalorização do processo criativo e do trabalho do comediante, que se sujeita muitas vezes a "pagar para trabalhar", ou a abrir mão de coisas prioritárias em sua vida, inclusive em termos de relacionamentos pessoais e familiares, na busca constante por uma oportunidade de levar seu espetáculo ao público. E tem gente que acha que viver de humor é fácil...


No entanto, é claro que sempre existem as compensações. Pessoalmente, sinto muito orgulho por ter sido, de certa forma, parte desta conquista e da história da comédia stand-up em beagá. Quero parabenizar meus colegas do "Queijo, Comédia e Cachaça" pela recente comemoração de 1 ano de vida e também todos os outros grupos que se dedicam, apesar de todas as dificuldades, a manter esta arte viva, forte, e cada dia melhor... para a alegria do público mineiro, que hoje tem opções invejáveis de conferir, ao vivo, apresentações desta moçada criativa, inteligente e que "tem a manha" de fazer comédia stand-up pelas razões certas, ou seja, porque é bom pra caramba.

Forte abraço e sucesso, sempre.

Comentários

  1. VIDA LONGA A LONGA DE Bh!!!!!!!!!!!!!!!
    Ranieri, parabéns pelo seu trabalho e vitórias!!!
    Conte comigo para tb ajudar a comédia mineira!!!!
    Abraços,

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Seja bem vindo(a), fique à vontade e volte sempre!

Postagens mais visitadas deste blog

NOVA FASE

É isso. Stand Up Sport Club em nova fase: Luciano Martins, Léo Castro, Ranieri Lima, Glauber Cunha e Luiz Guilherme. Contato: standupsportclub@gmail.com