Pular para o conteúdo principal

Burrice do Bem

"O rompimento da barragem de Fundão, localizada no subdistrito de Bento Rodrigues, a 35 km do centro do município brasileiro de Mariana, Minas Gerais, ocorreu na tarde de 5 de novembro de 2015." - fonte - Wikipedia

"Desastre em Mariana é o maior acidente mundial com barragens" - fonte - Terra Notícias

Agora (2017), temos a tragédia em Janaúba, com a morte de crianças dentro de uma creche, entre outros tantos desastres, "naturais" ou não, ocorridos diariamente em todo o mundo.

Vamos ao ponto. Após o rompimento da barragem, centenas de famílias perderam tudo, ficaram desabrigadas, porém, felizmente foram prontamente acolhidas em casas e quartos de hotel da cidade de Mariana. Quase que simultaneamente, vários grupos se organizavam na capital, principalmente jovens que constituem "células" - grupos religiosos - mobilizaram-se para visitar as famílias vítimas da tragédia e prestar seu apoio e solidariedade de todas as formas possíveis.

Pronto. Estava formado o imbróglio. Vamos construir esta cena:

Grupo de voluntários chegando aos hotéis:
"- Olá, viemos ajudar as vítimas. Precisamos de quartos para dormir."

Recepcionistas dos hotéis:
"- Olá, bem vindos. As vítimas estão utilizando todos os quartos para dormir".



Em situações semelhantes, responsáveis pelo recebimento de doações muitas vezes precisam ir à imprensa pedir às pessoas para parar de enviar mantimentos, uma vez que ficam sem lugar até mesmo para estocá-los de forma apropriada.

É bom lembrar que esta não é uma situação exclusivamente "brasileira". Após os furações que devastaram cidades inteiras nos Estados Unidos, muitos organizadores dos grupos de apoio às vítimas foram à tv em rede nacional pedir que as pessoas parassem com as doações. Já tinham arrecadado mais de 5 toneladas (!) de suprimentos e, novamente, não dispunham sequer de galpões para armazená-los. 

Em momentos de crise e desespero, a figura de um líder, um estrategista, é fundamental. Alguém que pense em todos os lados da história e antecipe confusões, conflitos, dificuldades e desavenças. Acredito que estes líderes estejam em falta. 

Lembremo-nos, então, das sábias palavras do Guimarães Rosa. "Querer o bem, com demais força e de incerto jeito, já pode se querer o mal por antecipação".

Talvez por isso exista o ditado popular tão conhecido, aquele que diz que "de boas intenções o inferno está cheio". Quem quer ajudar demais, muitas vezes (quase sempre, na verdade) só atrapalha.


------------------
imbróglio
substantivo masculino infrm.
  1. 1.
    estado de grande confusão; situação difícil; mal-entendido.
  2. 2.
    teat pej. enredo confuso e intrincado de uma peça teatral.





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOVA FASE

É isso. Stand Up Sport Club em nova fase: Luciano Martins, Léo Castro, Ranieri Lima, Glauber Cunha e Luiz Guilherme. Contato: standupsportclub@gmail.com