Pular para o conteúdo principal

Top 10 Músicas de Videogame

Sim, eu sei que muitas listas já existem no YouTube com o mesmo tema.

Porém, achei necessário compartilhar com todos vocês um pouco da minha experiência EMOCIONAL com essas obras de arte inspiradoras, marcantes e - pelo menos para mim - absolutamente atemporais.

Afinal, são mais de 30 anos só de experiência em games; vivenciando cada história, me deixando envolver por milhares de tramas, personagens, reviravoltas de tirar o fòlego e nada disso teria sentido sem o impacto das trilhas sonoras listadas abaixo.

BLACK BELT - Master System (1986)

A primeira delas é do game Black Belt, do saudoso Master System. Estamos falando do ano de 1986, por aí. Talvez não seja tão épica quanto as demais, porém, por se tratar do PRIMEIRO jogo que eu me lembro de ter chegado até o final, sozinho, na "raça", obviamente a memória afetiva vêm à tona com força total. Neste jogo já comecei a entender uma "lição" que serviria para toda a vida, dentro e fora dos videogames. Repetir a mesma ação esperando um resultado diferente simplesmente não funcionaria. Seria preciso CRIAR novas estratégias e pensar em atitudes diferentes das tomadas anteriormente para "passar de fase". Einstein já previra tal "fenômeno" muito antes, obviamente, porém tal aprendizado para uma criança foi e continua sendo bastante útil no dia-a-dia.
A trilha em questão começa toda vez que você termina um estágio e enfrenta um dos chefões do jogo. Para uma criança de 10 anos de idade, uma descarga de adrenalina arrebatadora.


Black Belt
https://www.youtube.com/watch?v=khi_Hr6cZWA

Depois temos algumas "menções honrosas", que devem ser feitas respeitando-se a cronologia dos fatos. Jogos como Golden Axe, Shinobi e E-Swat merecem o destaque por apresentarem trilhas que, pelo menos para a época, continham melodias mais longas e trabalhadas, que demoravam um pouco a se repetir em uma mesma fase. Como existiam mais recursos e variáveis para ao menos simular outros "instrumentos", os compositores tinham maior liberdade de criação das composições, para o delírio dos jovens gamers da época.

STREETS OF RAGE - Mega Drive (1989-90)

Agora definitivamente é hora de Streets of Rage 1. Trilha toda boa, inspiradíssima, composta pelo mestre Yuzo Koshiro, lá pelos idos de 1989! Ele também foi o responsável pelas inesquecíveis composições de Revenge of Shinobi! Que é o próximo da lista, com destaque especial - como não poderia deixar de ser - para a fase Chinatown!

Streets of Rage (Moon Beach)
https://www.youtube.com/watch?v=WkHjQMc5oiQ

DEMONS CREST - SNES

CHRONO CROSS - PS1

 ZONE OF ENDERS - 2ND RUNNER

METAL GEAR SOLID (1, 2, 3 etc)

FFIX (PS1)
Battle Theme (end song)

PARASITE EVE 1

CASTLEVANIA - SIMPHONY OF THE NIGHT

SHADOW OF THE COLOSSUS

OKAMI

TEKKEN 5





 




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOVA FASE

É isso. Stand Up Sport Club em nova fase: Luciano Martins, Léo Castro, Ranieri Lima, Glauber Cunha e Luiz Guilherme. Contato: standupsportclub@gmail.com